quinta-feira, 3 de julho de 2008

Lula quer usar recursos de reservas de petróleo em educação, diz Mantega

Os poços de petróleo descobertos recentemente na camada pré-sal (grande profundidade) pela Petrobras são "extremamente significativos", vão trazer novas reservas de recursos para o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gostaria de utilizá-los para investimentos em educação, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

"Os poços são extremamente significativos e vão trazer vantagens para o país no futuro. As reservas são da União e do povo brasileiro e em favor dele serão utilizadas. Não temos ainda definido novo modelo do petróleo que vamos adotar, mas haverá mudança para garantir que o grosso dessas reservas fique nas mão das União e seja utilizado em prol da população. O presidente Lula tem dito que gostaria de usar em educação, para preencher uma lacuna que existiu nos últimos 40 anos", disse Mantega aos parlamentares.

O ministro disse ainda que a Petrobras vai começar a explorar o petróleo da camada pré-sal no ano que vem e que, dentro de dois a três anos, se tornarão uma realidade. "Até lá, teremos tempo para discutir com a sociedade a melhor maneira de utilização destes recuros. Uma parte virá para as reservas, que serão ampliadas. Um país com reservas sólidas está habilitado a se defrontar com crises internacionais, principalmente porque nós que sofremos com todas as crises internacionais até o momento", disse ele, lembrando que, pelo fato de ter reservas mais elevadas atualmente, o Brasil sentiu bem menos os efeitos da crise internacional de 2007 e 2008.

Sobre as reservas internacionais brasileiras, cujo acúmulo foi feito pelo Banco Central nos últimos anos e que já superam os US$ 200 bilhões, o ministro avaliou que elas não são "exageradas". "Ouvia isso [que as reservas eram exageradas] antes [da crise] do subprime. A crise derrubou muitos bancos e países, e sequer arranhou o Brasil", disse Mantega, notando, porém, que há um custo para manter esse alto volume de reservas (diferença entre os juros brasileiros e as taxas internacionais). "Se o custo financeiro fosse menor, melhor ainda. Um dia teremos o custo financeiro de países emergentes com nossa estabilidade", concluiu.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Escola japonesa usa videogame portátil para ensinar inglês



O Nintendo DS não significa mais apenas jogos e diversão para os estudantes de inglês da escola de garotas Joshi Gakuen em Tóquio (Japão). O videogame portátil agora vem sendo usado como peça fundamental no ensino, rompendo os tradicionais métodos acadêmicos japoneses.

Em uma classe da sétima série, os 32 alunos usam a caneta de plástico do portátil para soletrar palavras como "hamburger" e "coca", seguindo a voz eletrônica do "professor virtual". Um dos recursos do portátil é a tela sensível ao toque, que permite uma interação mais intuitiva do usuário, que pode clicar e escrever como se usasse um bloco de notas.

É como uma versão hi-tech dos concursos de soletração. Quando o usuário soletra corretamente, surge na tela a palavra "good" (bom), e o estudante avança para o próximo teste. Os cinco primeiros a completarem a seqüência de exercícios são premiados com adesivos coloridos.
"É divertido", diz Chigusa Matsumoto, de 12 anos, uma das cinco primeiras alunas a terminar. "Você pode estudar enquanto se diverte".

Assim como muitos outros jovens japoneses, ela tem o DS em casa, com jogos como "Mario kart" e "Animal crossing". Mas ela insiste que seu favorito é o software de aprender inglês.

quinta-feira, 12 de junho de 2008



Integração entre alunos, pais e professores melhora ensino no Tocantis




Tocantins deixou o último lugar no ranking da qualidade da educação no Brasil e fez bonito na nova avaliação. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), em 2001, o estado era o último colocado no país; seis anos depois, os alunos de 1ª a 4ª série alcançaram a média de 4,1, superando a meta para 2009 - 3,9 - e se aproximando muito da média nacional - 4,2.


quinta-feira, 5 de junho de 2008

Educação

É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaços de convívio social ela está presente. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas.